Vantagens e desvantagens da dieta paleolítica


Você já ouviu falar na dieta paleolítica?

Bom, se sim, hoje você vai entender ainda mais como ela funciona, quais seus benefícios e desvantagens, e se nunca ouviu falar, saiba que conhecerá a partir de agora!

Preparado/a?

Muitas pessoas que estão buscando emagrecer, tem verdadeiro fascínio pelas dietas!

De repente surge uma dieta da moda ou algum método que promete “secar alguns quilos” e como muita gente está mesmo querendo perder peso, uma nova rotina com base na dieta, se inicia.


Mas que dieta é essa, afinal de contas?

Há muitos séculos atrás, os nossos ancestrais tinham mais dificuldades em encontrar alimentos!


Eles precisavam caçar e passavam muito tempo procurando alimento. Naqueles tempos, havia uma grande escassez de comida e caçar os animais não era prática tão simples!

Só sobrava se alimentar de animais e de plantas, nesse sentido eles atuavam com a coleta de alimentos, só que a caça era facilmente perecível, portanto, não dava para fazer grandes mantimentos e manter os ingredientes em bom estado por longos tempos.

Nesse sentido e nessa época, por conta das dificuldades encontradas para adquirir os alimentos, muitos dos nossos antepassados passavam mais de 24 horas sem se alimentar.

Não havia tantos enlatados, doces e comida industrializada, as pessoas tinham de fazer grande esforço para lutar por suas necessidades mais básicas... subir montanhas, correr de animais ferozes e até lidar bem com a força física para conseguir a subsistência. Obter músculos nessa época era fácil!


Hoje tudo é diferente, concorda?

As facilidades de encontrar tudo em uma prateleira, facilitou o aumento de peso e as dificuldades com a saúde, causadas pelo estilo de vida promovida por sedentarismo, hábitos prejudiciais, que trouxeram uma realidade muitas vezes dura, seja com a obesidade, diabetes, colesterol alto, pressão arterial desregulada, entre outros!

Nesse sentido é que a dieta paleolítica se baseia... em cortar alguns alimentos e fazer ingestão de outros!

Agora vamos adentrar sobre a dieta paleolítica, o que ela prega e suas vantagens e desvantagens!


Metodologia

A proposta dessa dieta é fazer uso de ingredientes, como:

· Carne.

· Gordura boa (sementes oleaginosas).

· Água,

· Frutas e verduras.


E o que deve ser evitado e cortado do cardápio?

· Carboidratos (massas).

· Açúcar.

· Industrializados.


Vantagens


Dentre algumas vantagens, podemos citar:


· Eliminar o consumo de carboidrato permite que o seu corpo evite os processos inflamatórios que inclusive prejudicam o metabolismo, o funcionamento adequado do organismo e a perda de peso ou a boa manutenção do mesmo.

A farinha, por exemplo, possui compostos que causam inflamação nas células e estimulam o acúmulo de gordura, por isso que muitas pessoas que gostam do famoso pãozinho francês ou de massas diversas, acabam tendo problemas com as triglicérides e com o peso.


· O consumo diário de frutas e verduras são o mais indicado para quem deseja obter o máximo de nutrientes e vitaminas, pois são nesses alimentos que se é possível encontrar fontes de minerais para a saúde do corpo. Além disso, o consumo de vegetais, folhas, hortaliças e frutas fazem com que o intestino funcione melhor, já que nesses há bagaço, casca e fibras que auxiliam positivamente a digestão e a saciedade alimentar.

· Cortar o açúcar também traz grandes ganhos! Inclusive em um estudo recente foi coletado informações sobre o número de mortes causado pelo diabetes. Você imagina quais dados seriam esses? Houve de 2010 até 2016 (último dado coletado até o momento), um crescimento de 12% de mortes em pacientes com diabetes. Em 2010 a mortalidade foi de 54.877, já em 2016 o alcance foi de 61.398 de mortes no ano. É de fato impactante, e por mais esse motivo é que se faz necessário se evitar o problema! (Esses dados foram obtidos a partir do Ministério da Saúde na celebração do Dia Nacional de Controle do Diabetes em 2018).


Marta Coelho – coordenadora do Programa de Doenças não transmissíveis do Ministério da Saúde, afirma que o diabetes é uma doença crônica que pode ser evitada, desde que o estilo de vida da pessoa permita hábitos saudáveis.


Outras vantagens dessa dieta envolvem:

· Bom consumo de água no corpo, elevando os eletrólitos, auxiliando uma melhor hidratação dentro das células e do corpo em geral.

· Entre muitos outros!


Mas e as desvantagens?


Vamos conhecer agora!


Desvantagens

· O alto consumo de carne pode ser prejudicial, fazendo com que haja perda de cálcio e trazendo prejuízos aos rins, visto que se trata de um alimento rico em proteínas.

· O alto consumo de frutas pode fazer com que a glicose seja aumentada no sangue, por causa da frutose, um tipo de açúcar natural encontrada em todas as frutas.

· O alto consumo de gorduras boas também pode ser prejudicial. Mesmo castanhas e sementes oleaginosas tendo seus benefícios, o consumo exagerado pode ocasionar ganho de peso.


· Algumas versões da dieta paleolítica também podem pregar o jejum por longas horas, já que nossos antepassados nessa fase, podiam passar até dias sem comer. Assim, em alguns casos para emagrecer, se é sugerido ficar até 72 horas sem ingerir alimentos, no entanto, essa conduta traz riscos de fraqueza, perda de nutrientes, desmaios, confusão mental, distúrbios neurológicos que pode ser ocasionado pela falta de energia no corpo e de nutrientes, e inclusive, hipoglicemia, que seria índices baixíssimos de glicose no sangue.

Portanto, em todos os casos é sempre importante lembrar que o equilíbrio alimentar é o mais importante, como exemplo, até mesmo a água que é importante à vida, se tomada em demasia, pode causar problemas e sobrecarga corporal, fazendo com que seus rins trabalhem muito mais do que deveria!


O importante é fazer uso sim, de tudo o que faz bem: frutas, legumes, hortaliças e se você achar por bem, carnes.


Manter um cardápio e uma dieta equilibrada e centrada no melhor é o que faz de fato a diferença. E até mesmo por conselhos médicos, é interessante cortar tudo o que possui aditivos que geram malefícios para a saúde. Os refrigerantes, açúcar e enlatados podem e devem ser evitados ao máximo!


Bom, hoje você conheceu todas as dicas mais interessantes e importantes sobre essa dieta. Agora cabe a você decidir ou analisar se deve ou não fazer uso dela!

O mais importante é você se conscientizar da necessidade e benefícios de uma ingestão saudável com ingredientes seguros e de alto valor nutricional!

Achou interessante essa matéria? Deixe seu comentário, coloque sua dúvida e compartilhe com seus amigos e familiares, porque o que é bom, a gente ESPALHA!

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